ESTRUTURA





A estrutura do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim está agrupada em 99 graus evolutivos, que abarcam todo o conhecimento esotérico que um maçom necessita explorar ao longo de seu caminho iniciático. Dentro de nossa metodologia de transmissão de graus, eles estão divididos em quatro grupos de conhecimento, ou séries.


1- Série Simbólica;


2- Série Filosófica;


3- Série Cabalística;


4- Série Hemética.


Desta forma, o Rito exercita uma estrutura linear, onde a gama de conhecimentos e estudos praticados em Loja, vão se adicionando e o avanço entre os graus acontecem de maneira forte, sustentável resultando na satisfação dos irmãos envolvidos e numa Egrégora saudável. 


Costuma-se dizer entre nossos membros que o Rito não é discreto, como a maioria imensa de potências maçônicas alega e sim secreto. Isto, porque a Alta Maçonaria trabalha o despertar de capacidades psíquicas e espirituais, que não são encontrados em livros, internet ou eventos de grande circulação. Como é uma sabedoria que não convém á todas as mentes, está restrito somente aos iniciados,  devidamente selecionados.


DISTRIBUIÇÃO DOS GRAUS:


1- Série Simbólica:


Aqui estão reunidos os graus das Lojas Simbólicas e onde começa a verdadeira preparação de um maçom de Memphis-Misraim, por formular o alicerce para os conhecimentos mais profundos. É Representado pelo plano físico, onde o objetivo é acostumar os irmãos às linguagens simbólica e alegórica.




1º Grau - Aprendiz
2º Grau - Companheiro
3º Grau - Mestre


2- Série Filosófica:


Esta série é composta por câmaras esotéricas, chamadas Cenáculos, onde o irmão passa a solucionar as questões alegóricas à respeito dos graus simbólicos e se aprofundar em estudos maiores, na preservação de conhecimento e na investigação de verdades essenciais. Neste Plano Vital, o maçom começa a entender a relação da filosofia maçônica, com seu berço natural, o Egito Iniciático ao desvelar as paixões que o encobriam.




Nesta série, são praticados os Rituais e os graus são percorridos em 9 cenáculos diferentes.




3- Série Cabalística:


Esta série percorre a Via Mental, sendo trabalhados graus profundos da ciência prática maçônica. As alegorias e símbolos primários perdem lugar, para entrever das verdades sublimes do Rito de Memphis-Misraim. A Gnose cabalística vai provar ao irmão a verdadeira conexão entre o Egito e a cultura mística desvelada por poucos sábios na humanidade.


As Práticas vão trabalhar com as relações entre palavra, som e verbo. O homem por muito tempo esteve dormindo, sem saber que através de sua psiquê, forças e energias profundas podem ser despertadas, o que constitui num profundo tratado sobre vontade, e o uso da mesma.


Está dividido, em 38 Câmaras Ritualísticas, incluindo o misterioso grau 66º.


4- Série Hermética:


Neste ponto, conforme o irmão avança no Círculo Hermético da ordem, avança pela Via espiritual, para completar o seu ciclo iniciático, desvelando todos os Mistérios do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim. A Teurgia Hieroglífica atinge seu auge e o irmão passa a entender a necessidade da existência dos graus anteriores.


GRAUS ADMINISTRATIVOS


São formados por membros do Soberano Santuário Brasileiro 
do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim, responsável
pelo governo geral do Rito como um todo. Aqui, encontra-se
o lengendário e último grau 99, o Grande Hierofante.