O RITO



HISTÓRIA:


O Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim evoca princípios profundos das antigas escolas de iniciação, sendo Deísta e transmitindo suas profundas verdades através da antiga cultura Egípcia, do Hermetismo, da Cabala e da Gnose.  


RITO DE MISRAIM:


Foi fundado em 1779, na cidade de Mitau (Alemanha), mas só seria oficializado em 1784, em Lyon ("Loja Sabedoria Triunfante") pelo Conde Alessandro de Cagliostro. Este grande mestre buscou nas tradições antiquíssimas mágico-cabalísticas os alicerces para a elaboração deste rito e seus graus que evocam encontro entre ser humano e esferas superiores de espiritualidade.


Misraim é tão somente o plural de Egípcio, pela crença enraizada de que toda verdadeira iniciação provém de lá. Diversas lojas foram fundadas na Europa, assim como fora e o rito se consagrou como verdadeira escola de mistérios, tendo em seus quadros várias das maiores personalidades da época.


Com a morte do mestre pela Inquisição, os irmãos Bédarride passam a praticar o rito na França, onde desfruta de bastante crescimento, mas isso duraria pouco. Por sua natureza mística e esotérica, o rito é perseguido, tendo sido praticado clandestinamente e quase desapareceu, somente saindo deste hiato em 1848.


RITO DE MEMPHIS:


Sabe-se que a maioria dos membros da Missão do Egito, que foi comandada por Napoleão Bonaparte, era de maçons filiados aos antigos ritos iniciáticos, tais como Filaletos, Rito Hermético e Rito Primitivo, maçons regulares do Grande Oriente da França. Porém, no Egito, estes irmãos se maravilharam ao se encontrar com remanescentes das antigas escolas de mistério egípcias, com quem travaram relações fraternais e conhecimento.


Depois destas grandes revelações, sob a liderança do irmão Gerard de Nerval, renunciam às filiações de outrora e decidem recomeçar através de um novo rito, que fosse puro e pleno com os ideais da Antiga Escola Iniciática. Neste contexto, vão fundar a "Loja Ísis", no cairo, onde foi iniciado Napoleão Bonaparte, que foi um dos primeiros a receber a luz do Rito de Memphis.


Em Montauban, sob a direção de Marconis de Negre, o rito é formalizado em 1815, onde fez fama entre as mentes mais revolucionárias, reunindo os Carbonari e aqueles que eram nostálgicos á república. No entanto, assim como o Rito de Misraim, sofre perseguições e é dissolvido em 1841.


RITO DE MEMPHIS-MISRAIM:


Desde o princípio, os dois ritos partilhavam coisas muito importantes em comum. Primeiramente o vínculo com a cultura esotérica egípcia e, o principal, o interesse pelo ocultimo, que fazia das duas correntes, verdadeiras herdeiras e depositárias das antigas obediências iniciáticas.


E, na verdade, nunca andaram separadas, pois era comum que irmãos se filiassem e participassem dos dois ritos em separado. Este fato foi se aprofundando até que Garibaldi tornou-se Grão-Mestre dos dois ritos, tendo a responsabilidade de administrar inúmeros graus e o desenvolvimento maçônico de irmãos já em diversas partes do globo.


O Fato de ter um Grão-Mestre para os dois ritos, acabou acentuando as relações, culminando na unificação dos mesmos. Os graus dispersos também foram unificados, tanto no aspecto dos graus simbólicos, quanto dos altos graus, totalizando o numero de 99, que tratam dos mais diversas particularidades de esoterismo.


A partir disto, o rito se espalhou pelo mundo, perpetuando nas várias nações suas tradições aos princípios democráticos, e hoje, mantém  intactas as raízes de sua história de respeito à igualdade, às ciências iniciáticas e ao Supremo Arquiteto dos Mundos.